UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS
CURSO DE PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – VESPERTINO
CAMPO DE ESTÁGIO: CMEI
MARIA CAETANO
AGRUPAMENTO: BERÇÁRIO
PROFESSORA DE ESTÁGIO
SUPERVISIONADO: VALDIRENE OLIVEIRA
ACADÊMICAS: MARIA DO
CARMO S.V. NOVAIS, MARINELE LOPES DO CARMO, MILAINE ALVES AMARAL, NAYARA
CRISTINA OLIVEIRA
PLANO DE AULA DO DIA 08/09/14

- Espaço e identidade

Este plano de
aula está pautado no Projeto de trabalho do Estágio Supervisionado I: “Para
além da sala de aula: descobrindo o mundo que há em mim e fora de mim”. No
projeto foi registrado que acreditamos na criança como sujeito de direitos,
capaz de se desenvolver em interação com o outro, construir significados sobre
si e sobre o mundo, agir com autonomia e criticidade, em prol da formação
de um sujeito ativo, seguro, consciente
de seu papel transformador na sociedade em que está inserido. Sendo preciso
para isso, que a criança seja estimulada com criatividade e dinamicidade, de
forma diversificada e enriquecedora em sua aprendizagem através de ações
pedagógicas intencionais que atendam suas necessidades, interesses e
questionamentos.
As ações para
o primeiro encontro de regência no berçário do Cmei Maria Caetano foram
planejadas para ir ao encontro das necessidades e interesses demonstrados pelas
crianças durante o período de observação de nosso estágio, com a intenção de
proporcionar experiências novas e significativas, envolvendo o
cuidar-brincar-educar no melhor aproveitamento do espaço da sala do berçário,
transformando-o em ambiente propício à construção crescente da identidade e
autonomia das crianças em interação criança/criança e criança/adulto na
exploração do espaço. Nesse sentido:
“A organização espacial da sala em
cantos com diferentes propostas simultâneas, (...), é uma saída interessante
para diversificar as atividades e possibilitar o trabalho e a atenção do
professor a pequenos grupos nessa idade.” (OLIVEIRA (org.), 2012, p.184.)
Assim sendo,
vamos criar dois cantos no espaço da sala do berçário, fazendo algumas
alterações na disposição do mobiliário. Um canto será apropriado para trabalhar
a identidade e terá um espelho, pois este ajudará as crianças a reconhecerem a
própria imagem corporal, o outro canto será apropriado trabalhar a autonomia
das crianças e terá brinquedos e música, pois estes recursos irão incentivar o
poder de escolha favorecendo a postura autônoma das crianças.
O ser humano
não nasce com noções formadas associadas à identidade e autonomia, ele não se
percebe com um ser inteiro, único, separado de outro nos primeiros anos de
vida. A partir do nascimento ele vai se percebendo e se construindo na
interação com o outro, vai se constituindo pelo que é e pelo que não é em
comparação com o outro e assim vai dando significado ao seu eu, à sua
subjetividade que está se formando. Ao mesmo tempo em que constrói sua
individualidade, sua subjetividade, sua autoimagem, na relação com o outro, o
ser vai construindo sua autonomia, sua capacidade de independência.
Portanto, por
ser um dos primeiros grupos sociais, além da família, com novas significações,
dos quais a criança fará parte, é importante que a instituição de educação
realize um trabalho intencional favorecendo a construção da identidade e
autonomia da criança, garantindo experiências que ampliem sua identificação e
formação como sujeito no espaço educacional.
Por fim,
esperamos que essa proposta possa favorecer às crianças a construção de novos
significados e conhecimentos em relação à formação da identidade e autonomia. E
possa também incentivar a transformação dos espaços da instituição em ambientes
de aprendizagem significativa, pois como vimos e ouvimos no documentário
“Sementes do nosso quintal”, “o espaço pode ser qualquer um, mas as crianças
podem transformar o espaço em um espaço de grandes ouvintes e grandes
participantes”, portanto de grande significado e construções.

·
OBJETIVO
GERAL:
- Aproveitar o espaço do berçário
com intencionalidade pedagógica.
·
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a identidade
através do reconhecimento da imagem e do nome;
- Promover a autonomia e a
interação criança-criança e criança-adulto;
- Explorar o espaço do berçário
de forma diversificada e significativa (brincadeiras e músicas) .

Neste primeiro encontro com os
bebês do berçário no período de regência, vamos articular o espaço interno da
sala criando dois locais onde as crianças poderão interagir tanto
criança-criança quanto criança-adulto, sendo: o cantinho da identidade onde
eles terão acesso a um espelho para que possam se visualizar utilizando diferentes acessórios; o segundo
espaço será organizado com alguns colchonetes da unidade e tapete de e.v.a. no
chão, onde haverá brincadeiras com música, assim daremos a possibilidade dos
bebês desenvolverem sua autonomia através da escolha do que lhe agrada mais a
cada momento.
Durante o banho vamos interagir
com a criança através de canções para banho e conversando com ela sobre a
higienização das partes do corpo.
Durante o jantar vamos incentivar
que as crianças se alimentem sentadas à mesa. Para tanto levaremos duas mesas
para que elas possam se sentar juntas e se alimentarem de forma adequada.

- Espelho;
- Aparelho de som;
- Acessórios (óculos coloridos,
chapéus, plumas coloridas)
- TNT;
- Tapete de E.V.A .

Vamos registrar a realização das
atividades através de vídeo, fotografias e registro escrito que utilizaremos no
final do projeto para a avaliação contínua do mesmo num todo. Observaremos e
avaliaremos a participação, interação e reação das crianças durante a
realização das propostas desse planejamento, registrando os pontos negativos e
positivos das atividades realizadas.
Avaliaremos as
crianças de acordo com os registros e observações que serão feitas durante as atividades
realizadas, pontuando: participação e interação em grupo.
Individualmente
avaliaremos as atitudes mediante ao novo e sua reação mediante as atitudes que
requer autonomia.
REAVALIANDO O DIA:
O
estágio do dia 08 de setembro de 2014 foi uma nova etapa que iniciamos no CMEI
Maria Caetano. A regência é de extrema importância para nossa formação, além
das experiências que serão vividas.
Tudo
foi planejado desde o acordar até o banhar, claro que nem tudo saiu como
pensávamos. Planejamos dois momentos nos quais foram nomeados como cantinho da
identidade, onde colocamos espelhos tapetes de E.V.A e alguns acessórios e
cantinho da música e da brincadeiras, onde colocamos tapete de E.V.A e também
alguns brinquedos, além das musiquinhas.
As
crianças não se intimidaram e logo que as colocamos no chão fizeram a festa, mas
quando percebemos os dois cantinhos já haviam se misturado. Eles gostaram
bastante dos brinquedos, as músicas despertavam em alguns o movimento do corpo,
meio tímido, mas que nos deixaram bastante felizes.
A
interação criança-criança e criança-adulto também foi bem trabalhada, as
crianças interagiram umas com as outras e nós como professoras fizemos algumas
brincadeiras que eles gostaram, já em outras ou com o passar do tempo eles
foram se dispersando, mas nada que saísse do
nosso controle.
Logo
após a atividade organizamos as mesas para o jantar, foi um momento de muita
expectativa, pois as crianças não tem a autonomia para se alimentar.
Acreditamos que este momento foi muito importante tanto para as crianças,
quanto para nós do grupo que percebemos o quanto essa prática é essencial para
os bebês.
Por
fim, iniciamos o banho que tinha a finalidade de trabalhar o cuidar juntamente
com o educar, tentando fazer com que a criança conhecesse o seu próprio corpo. Neste
momento achamos preciso mais tempo, pois o banho teve que ser mais rápido, assim
nós tivemos dificuldades em desenvolver essa etapa com mais empenho.
Concluímos
assim, que esse primeiro dia foi de grande aprendizado, e que mesmo que planejamos
e idealizamos as atividades, nem sempre sairá exatamente como queremos,
portanto reavaliamos este dia como um dia produtivo diferente principalmente
para as crianças, mas com a consciência de que podemos fazer bem melhor.

OLIVEIRA, Zilma Ramos (org.). Pratica pedagógica para crianças de 0 a 2
anos. In.: OLIVEIRA, Zilma Ramos (org.). O trabalho do professor na
Educação Infantil. São Paulo: biruta, 2012, p.184.
Documentário “Sementes do nosso
quintal”.
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