UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS
CURSO DE PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – VESPERTINO
CAMPO DE ESTÁGIO: CMEI
MARIA CAETANO
AGRUPAMENTO: BERÇÁRIO
PROFESSORA DE ESTÁGIO
SUPERVISIONADO: VALDIRENE OLIVEIRA
ACADÊMICAS: MARIA DO
CARMO S.V. NOVAIS
MARINELE LOPES DO
CARMO
MILAINE ALVES AMARAL
NAYARA CRISTINA
OLIVEIRA
PLANO DE AULA DO DIA 15/09/14
·
TEMA
DO DIA:
- Espaço e autonomia
·
JUSTIFICATIVA:
Todas as ações
e intenções pedagógicas contidas neste plano de aula estão pautadas no Projeto
de Estágio – Para além da sala de aula: descobrindo o mundo que há em mim e
fora de mim. Como consta no projeto “todos os espaços das Instituições de
Educação Infantil são educadores e promovem aprendizagens” (Barbosa e Horn,
2008), por isso desenvolvemos o plano para o dia de hoje no intuito de utilizar
o espaço externo da sala do berçário para promover a aprendizagem da linguagem
visual e estética através de atividades que envolvam as artes visuais de forma
lúdica, divertida, livre e prazerosa para as crianças, no sentido de ampliar
suas possibilidades de expressão e experimentação, e assim dar continuidade ao
processo de construção da identidade e autonomia em conjunto com o
aproveitamento significativo dos espaços, iniciado no encontro anterior. Nesse
sentido, Rabinovich, 2009, apud Barbieri, 2012, p.52, vem dizer que:
O espaço (...) deve ser acolhedor e
trazer segurança para que a criança possa se envolver, se expressar e se
liberar com toda a sua intensidade. À medida que ela vai se relacionando com o
espaço, vai se integrando, se soltando, ficando mais espontânea, flexível, ágil
e alegre. Sua capacidade de criar e de brincar acontece sem ter que responder a
fórmulas preestabelecidas, modelos, estereótipos e expectativas do meio,
podendo assim desenvolver seu próprio ritmo e características pessoais.
Dessa forma, vamos propor às
crianças uma atividade com pintura para que elas possam brincar e se expressar
livremente, experimentando novas sensações, vivenciando
um momento seu de descobertas, em um espaço organizado, mas ao mesmo tempo
propício para que a atividade proposta alcance seu principal objetivo, a
construção da autonomia de cada uma delas.
Também vamos propor a opção
de outra atividade com brinquedos variados, para que as crianças tenham a opção
de escolher o que mais lhe interessar, de forma autônoma, pois através do
brincar a criança estabelece relações com a realidade, com o mundo no qual vive
e interage, num processo de aprendizado em que tudo é uma brincadeira muito
rica.
Finalizando, a arte propicia
a abertura para o desenvolvimento da capacidade de observar, sentir, pensar e
compreender o mundo, sendo assim, esperamos que nossa proposta possa manter
viva a curiosidade e imaginação das crianças do berçário do CMEI Maria Caetano,
no sentido de proporcionar a abertura necessária para que esse desenvolvimento
aconteça em um processo contínuo nas experiências vividas por elas no decorrer
de sua formação para a vida.
·
OBJETIVOS:
- Utilizar e explorar o espaço
externo como um ambiente criativo, através da interação das crianças entre si e
com o espaço, dando continuidade ao processo da conquista da identidade e o
desenvolvimento da autonomia de forma progressiva;
- Estimular e ampliar as
possibilidades de expressão por meio da experimentação de materiais diferentes;
- Desenvolver a sociabilidade e
proporcionar o prazer da diversão com a vida coletiva na escola.
·
METODOLOGIA:
Para o segundo
encontro com as crianças do berçário do Cmei Maria Caetano, temos a intenção de
trabalhar com eles artes visuais e exploração do espaço externo para reforçar a
conquista da autonomia e identidade.
Utilizaremos o pátio externo da instituição e fixaremos folhas de papel
pardo nas paredes e no chão e vamos colocar à disposição das crianças tintas
confeccionadas com material comestível (maisena e gelatina colorida) e deixar
que elas se expressem à vontade de forma lúdica e livre, mediadas e orientadas
por nós. Também levaremos alguns brinquedos para que haja opções de escolha de
atividades para os que não sentirem vontade
de pintar. Vamos continuar com o processo de aquisição da autonomia através do
jantar organizado na área externa da sala do berçário, onde voltaremos a
incentivá-los a se alimentar sozinhos sentados à mesa, com a nossa mediação.
·
RECURSOS:
- Papel craft (pardo);
- Tinta comestível;
- Aparelho de Som;
- TNT;
- Brinquedos;
·
AVALIAÇÃO:
- Registraremos a realização das
atividades através de vídeo, fotografias e registro escrito que utilizaremos no
final do projeto para a avaliação contínua do mesmo num todo.
- Vamos observar e registrar a interação
e autonomia de cada criança com os materiais e como elas se expressam através
deles. E também o desenvolvimento da sociabilidade da turma.
·
REFERENCIAS:
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil.
Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 50-51.
RABINOVICH, Paulina. Onde está a arte? No espaço?. In:
BARBIERI, Stela. Interações: onde está a
arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012, p.52. (Coleção Interações)
Casino Slots - Mapyro
ResponderExcluirFree Slots, Vegas, Atlantic City Casino, 안산 출장마사지 Atlantic 문경 출장샵 City, 대구광역 출장마사지 CA. Rating: 4.3 남원 출장마사지 · 2 votes 군포 출장마사지 · Price range: $31-70