sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Plano de aula 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS
CURSO DE PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – VESPERTINO

CAMPO DE ESTÁGIO: CMEI MARIA CAETANO
AGRUPAMENTO: BERÇÁRIO
PROFESSORA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: VALDIRENE OLIVEIRA
ACADÊMICAS: MARIA DO CARMO S.V. NOVAIS
                             MARINELE LOPES DO CARMO
                             MILAINE ALVES AMARAL
                             NAYARA CRISTINA OLIVEIRA
                         
PLANO DE AULA DO DIA 15/09/14

·                    TEMA DO DIA:

- Espaço e autonomia

·                    JUSTIFICATIVA:
Todas as ações e intenções pedagógicas contidas neste plano de aula estão pautadas no Projeto de Estágio – Para além da sala de aula: descobrindo o mundo que há em mim e fora de mim. Como consta no projeto “todos os espaços das Instituições de Educação Infantil são educadores e promovem aprendizagens” (Barbosa e Horn, 2008), por isso desenvolvemos o plano para o dia de hoje no intuito de utilizar o espaço externo da sala do berçário para promover a aprendizagem da linguagem visual e estética através de atividades que envolvam as artes visuais de forma lúdica, divertida, livre e prazerosa para as crianças, no sentido de ampliar suas possibilidades de expressão e experimentação, e assim dar continuidade ao processo de construção da identidade e autonomia em conjunto com o aproveitamento significativo dos espaços, iniciado no encontro anterior. Nesse sentido, Rabinovich, 2009, apud Barbieri, 2012, p.52, vem dizer que:
O espaço (...) deve ser acolhedor e trazer segurança para que a criança possa se envolver, se expressar e se liberar com toda a sua intensidade. À medida que ela vai se relacionando com o espaço, vai se integrando, se soltando, ficando mais espontânea, flexível, ágil e alegre. Sua capacidade de criar e de brincar acontece sem ter que responder a fórmulas preestabelecidas, modelos, estereótipos e expectativas do meio, podendo assim desenvolver seu próprio ritmo e características pessoais.
Dessa forma, vamos propor às crianças uma atividade com pintura para que elas possam brincar e se expressar livremente, experimentando novas sensações, vivenciando um momento seu de descobertas, em um espaço organizado, mas ao mesmo tempo propício para que a atividade proposta alcance seu principal objetivo, a construção da autonomia de cada uma delas. 
Também vamos propor a opção de outra atividade com brinquedos variados, para que as crianças tenham a opção de escolher o que mais lhe interessar, de forma autônoma, pois através do brincar a criança estabelece relações com a realidade, com o mundo no qual vive e interage, num processo de aprendizado em que tudo é uma brincadeira muito rica.
Finalizando, a arte propicia a abertura para o desenvolvimento da capacidade de observar, sentir, pensar e compreender o mundo, sendo assim, esperamos que nossa proposta possa manter viva a curiosidade e imaginação das crianças do berçário do CMEI Maria Caetano, no sentido de proporcionar a abertura necessária para que esse desenvolvimento aconteça em um processo contínuo nas experiências vividas por elas no decorrer de sua formação para a vida.


·                    OBJETIVOS:

- Utilizar e explorar o espaço externo como um ambiente criativo, através da interação das crianças entre si e com o espaço, dando continuidade ao processo da conquista da identidade e o desenvolvimento da autonomia de forma progressiva;
- Estimular e ampliar as possibilidades de expressão por meio da experimentação de materiais diferentes;
- Desenvolver a sociabilidade e proporcionar o prazer da diversão com a vida coletiva na escola.

·                    METODOLOGIA:

Para o segundo encontro com as crianças do berçário do Cmei Maria Caetano, temos a intenção de trabalhar com eles artes visuais e exploração do espaço externo para reforçar a conquista da autonomia e identidade.  Utilizaremos o pátio externo da instituição e fixaremos folhas de papel pardo nas paredes e no chão e vamos colocar à disposição das crianças tintas confeccionadas com material comestível (maisena e gelatina colorida) e deixar que elas se expressem à vontade de forma lúdica e livre, mediadas e orientadas por nós. Também levaremos alguns brinquedos para que haja opções de escolha de atividades para os que não  sentirem vontade de pintar. Vamos continuar com o processo de aquisição da autonomia através do jantar organizado na área externa da sala do berçário, onde voltaremos a incentivá-los a se alimentar sozinhos sentados à mesa, com a nossa mediação.

·                    RECURSOS:

- Papel craft (pardo);
- Tinta comestível;
- Aparelho de Som;
- TNT;
- Brinquedos;
·                    AVALIAÇÃO:

- Registraremos a realização das atividades através de vídeo, fotografias e registro escrito que utilizaremos no final do projeto para a avaliação contínua do mesmo num todo.
- Vamos observar e registrar a interação e autonomia de cada criança com os materiais e como elas se expressam através deles. E também o desenvolvimento da sociabilidade da turma.

·                    REFERENCIAS:

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 50-51.
RABINOVICH, Paulina. Onde está a arte? No espaço?. In: BARBIERI, Stela.  Interações: onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012, p.52. (Coleção  Interações)



Um comentário: